MUSCULAÇÃO
 
MUSCULAÇÃO - Definição
A musculação é uma prática de atividade física tão antiga quanto à civilização humana, pois como citam Cossenza (1995) e Domenico (2009), o homem já utilizava método de progressão de carga, com o intuito de fortalecer e adquirir força para sua sobrevivência no dia a dia.
Santarém (1996) e Domenico (2009) destacam que atualmente a musculação é um dos principais métodos de treinamento físico. E segundo Fleck e Figueira (2003) a musculação é um importante meio de atividade física para quem busca a saúde, assim, se tornando popular a sua prática.
Segundo Marinho e Guglielmo (1997) a prática de musculação tem sido o escape para a população urbana que buscam melhorar seu bem estar geral, pois as academias oferecem serviços de avaliação física, prescrição e orientação de exercícios físicos sob supervisão de um profissional de Educação Física.
Heyward (2004) e Naves (2012) ressaltam que a musculação é caracterizada por um tipo de exercício resistido, englobando diversas variáveis, tais como: carga, amplitude, tempo de contração, velocidade. Devido a grande versatilidade dessa modalidade esportiva, pode se ser usada para vários objetivos diferentes propostos pelos os indivíduos que optam por essa prática de atividade física.
A musculação não está relacionada somente com o aumento da massa muscular do indivíduo, mas á diversos outros fins: redução dos níveis de ansiedade, estresse e depressão, melhoras no humor, aumento do bem estar físico e psicológico, melhora o funcionamento orgânico geral, entre outros, como salienta Samulski (2002).
REFERÊNCIAS
COSSENZA, C. E. Musculação: métodos e sistemas. Rio de Janeiro, Sprint: 1995.
DOMENICO, L. D.; SCHUTZ, G. R. Motivação em idosos praticantes de musculação. EFDeportes.com, Revista Digital - Buenos Aires, ano 13, nº 130, 2009.
FLECK, S; FIGUEIRA, A. J. Fundamentos do Treinamento de Força para Fitness e Saúde. São Paulo: Phorte, 2003.
HEYWARD, V. H. Avaliação física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. Porto Alegre: Artmed, 2004. 4ª ed.
MARINHO, A.; GUGLIELMO, L. G. A. Atividade física na academia: objetivos dos alunos e suas implicações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 10, 1997, Goiânia. Anais. Goiânia, Potência, 1997.
SAMULSKI, D. M. Psicologia do Esporte: manual para a educação física, psicologia e fisioterapia. São Paulo: Manole, 2002.
Musculação na MC
No início os alunos são submetidos a um trabalho de “adaptação” aos exercícios contra-resistidos, nesta fase o organismo sofrerá uma serie de adaptações fisiológicas que o tornará apto a partir para um programa de treinamento mais especifico.

É de suma importância respeitar esse período de iniciação, pois o treinamento neuromuscular segue uma linha de trabalho progressivo onde serão necessários ajustes futuros no treinamento para que este surta os efeitos desejados.

Passada essa fase, o treinamento tomará características mais personalizadas, onde o principal foco do trabalho será direcionar o treinamento a um objetivo especifico que vá de encontro aos anseios do aluno. Um fator determinante no sucesso de um programa de musculação deve levar em conta alguns princípios básicos no trabalho com pesos como a individualidade biológica e o biótipo.

O método de treinamento, o controle das variáveis e as possíveis limitações (patológicas, mecânicas ou funcionais) devem ser controlados. Esses cuidados diminuem os riscos e aumentam as possibilidades de sucesso do programa.
Não é à toa que a musculação é umas das atividades mais recomendadas pelos profissionais da saúde, por sua versatilidade e capacidade de atender diversos objetivos que vão desde estética, cuidados e saúde prevenindo lesões, proporcionando o aumento de resistência e para aqueles que precisam de mais energia e disposição no seu dia a dia.
A Musculação na academia MC trás o melhor dos profissionais específicos para cada tipo de treino, mas antes da prescrição do treinamento é  preciso realizar sua avaliação física para que seja possível averiguar sua aptidão física e buscar alcançar seus objetivos através dos treinos. A Equipe de profissionais de educação física da academia buscão sempre respeitar as individualidades dos alunos, sempre prescrevem o exercício específico para cada aluno.
Os treinos são prescritos de acordo com a disponibilidade e tempo do aluno, sempre respeitando o seu objetivo como um todo, os treinos tem como duração de 20 min à 1h30min de acordo com o tempo e necessidade do aluno.
A equipe de profissionais são especialistas no trabalho de crianças, jovens,  adultos e idosos nos seguintes segmentos: deficientes físicos, emagrecimento, definicao muscular, hipertrofia, condicionamento fisico, saúde, prevenção, performance (atletas), desenvolvimento motor global, equilibrio postural e demais patologias, lembrando que todas esses seguementos buscam a melhora da qualidade de vida.
Venha nos prestigiar com sua presença, nossa equipe lhe aguarda.
 
 
 
       
  CONTATOS:
Telefone: +55 (41) 3292.1819
E-mail: contato@mcsportsclub.com.br


ONDE ESTAMOS:
Av. Padre Natal Pigato, nº1435, Vila Elizabete Campo Largo-PR
Seg a Sex das 6h00 às 22h00 / Sab das 8h30 às 12h30
   
       
 
  +55 (41) 3292-1819 | +55 (41) 99116-9370 | contato@mcsportsclub.com.br